Conheça as vantagens de vender seus produtos em um Marketplace de turismo

Saiba por que pequenas e médias agências estão investindo nessa plataforma.

Em geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possíveis. Porém, existem também e-marketplaces especializados em determinado segmento, como de roupas ou viagens. Alguns exemplos são a Amazon, o Ebay, Mercado Livre e a Goins.

Esse tipo de comércio tem gerado oportunidades para pequenos negócios. Ao fechar parcerias com e-marketplaces, pequenas empresas podem vender nesses sites.

É como ter uma loja virtual, mas sem boa parte dos custos e preocupações que surgem com um e-commerce tradicional.

Nessas lojas virtuais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar a disponibilidade do que deseja, fazer a encomenda e executar as transações financeiras. Depois, essas transações são processadas pelo operador do e-marketplace, que repassa a porcentagem combinada do valor das vendas para o lojista.

Vantagens do marketplace

O grande diferencial do e-marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos: consumidor, lojista e operador do e-marketplace.

  • O pequeno lojista, que não teria muitos acessos em uma loja virtual individual, ganha visibilidade e poupa esforços de publicidade e marketing. Além disso, acompanhando suas métricas no e-marketplace, ele pode identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.
  • Já para o operador do e-marketplace, esse modelo de negócio impulsiona as suas receitas por meio do comissionamento recebido pelas vendas, a variedade de produtos ofertados estimulam a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes.
  • E, por fim, para o consumidor a principal vantagem é que ele encontra produtos de diversos segmentos em um só lugar. Além disso, acessa preços mais competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos em uma única transação.

Exemplos de marketplaces

Como comentamos, existem diferentes tipos de e-marketplaces hoje na internet. A Livraria Saraiva, por exemplo, comercializa em seu site – além de livros e outros produtos comuns nas suas lojas físicas – também perfumes e cursos online.

Já a plataforma do Extra reúne em um único site produtos de estabelecimentos diferentes que podem ser adquiridos por meio de apenas uma transação. São mais de 200 mil produtos dos segmentos de moda, calçados, automotivo, casa e construção, utilidades domésticas, entre outros.

A plataforma Goins, consiste em um marketplace direcionado ao turismo. Somos voltados na intermediação entre comprador e vendedor, seja na compra de um determinado pacote de turismo, seja na compra de um evento, hospedaria etc.

Ao fazer parte do Sistema Goins, o vendedor cria sua própria página, sua loja virtual, customizando-a de acordo com suas necessidades, escolhendo layouts, fontes, imagens, promoções e formas de pagamentos num checkout personalizado exclusivo.

Se você é um pequena agência, guia ou trabalha com turismo e está começando a comercializar suas viagens na internet, os e-marketplaces podem ser uma boa opção! Cadastre-se!

Fonte Sebrae